Busca rapida
  • Portugues - Brasil
Logo Lufer Tratamentos Termicos

Têmpera

Tratamento térmico caracterizado pelo resfriamento em velocidade superior à velocidade crítica de têmpera, a partir de uma temperatura acima da zona crítica, para os aços hipeoeutetóides e geralmente dentro da zona crítica para os aços hipereutetóides, resultando em transformação da austenita em martensita. Utiliza-se para peças que necessitem alta rigidez. Sem o necessário complemento de um revenimento, as peças temperadas apresentar-se-ão, quase sempre frágeis.

Têmpera camada cementada

Têmpera restrita à camada periférica da peça cementada. Utiliza-se para peças cementadas onde o núcleo deve apresentar durezas baixas.

Têmpera Diferencial

Tratamento onde somente parte da peça segue o ciclo de temperaturas de têmpera. Também denominada têmpera seletiva. Utiliza-se para peças que necessitam de regiões duras e algumas regiões moles.

Têmpera direta de cementação

Têmpera de peça cementada diretamente da temperatura de cementação sem resfriamento intermediário.

Têmpera do núcleo

Têmpera do material do núcleo de peça cementada. Utiliza-se para peças cementadas, onde o núcleo deve apresentar durezas "médias".

Têmpera dupla

Têmpera de pela cementada realizada em duas etapas. A primeira a partir da temperatura de têmpera do material do núcleo e a Segunda a partir da temperatura da têmpera do material da camada cementada. Utiliza-se para peças com camadas profundas de cementação, com a finalidade de aumentar-se a tenacidade do núcleo.

Têmpera em água

Têmpera em que o agente de resfriamento (meio de têmpera) é a água.

Têmpera em óleo

Têmpera em que o agende de resfriamento(meio de têmpera) é o óleo.

Têmpera em salmoura

Têmpera em que o agente de resfriamento (meio de têmpera) é uma salmoura.

Têmpera superficial por chama

Têmpera em que o aquecimento é produzido por chama. Utiliza-se para peças que necessitam de endurecimento apenas nas regiões de contorno, acompanhando sua geometria.

Têmpera por imersão

Têmpera em que o aquecimento é produzido pela imersão da peça em banho de metais ou sais fundidos ou outro meio líquido adequado.

Têmpera superficial por indução

Têmpera em que o aquecimento é produzido por indução elétrica. Utiliza-se para peças que necessitam de endurecimento apenas nas regiões de contorno, acompanhando sua geometria.

Têmpera superficial

Têmpera limitada às camadas periféricas da peça. Utiliza-se para peças que necessitam de endurecimento apenas na regiões de contorno, acompanhando sua geometria.

Av. Rui Barbosa 5148 - São José dos Pinhais - PR • CEP 83065 - 260 • 55 (41) 2111-3536

© 2011 - Lufer Industria Mecânica S.A - Site melhor visualizado em 1024x768 ou superior